Esta substância interfere no metabolismo da porção abdominal dos ruminantes, extraindo do alimento que eles consomem.
Postado em 25/08/2010 | 0 Comentário(s) | 7464 AcessosBovino produz menos gases de efeito estufa quando sua ração é enriquecida com substâncias do alho.
Decisivo aqui é o que sai pela boca. Um ruminante elimina 98% do gás metano resultante de seu processo de digestão, por meio de arrotos, que contribuem para o efeito estufa - prejudica ao clima
O que uma vaca produz em metano por ano, tem o mesmo efeito que o CO2 emitido por um carro de tamanho médio, que roda, anualmente, 18.000 quilômetros. Mas com uma ração especial é possível reduzir consideravelmente a produção de gás metano pelo gado. O segredo, nesse caso, é utilizar bissulfato de dialilo, um componente do alho.
Esta substância interfere no metabolismo da porção abdominal dos ruminantes, extraindo do alimento que eles consomem o hidrogênio que contribui para a produção de metano. A ração enriquecida com bissulfato de dialilo forma apenas o inofensivo ácido propiônico. Pesquisadores holandeses da equipe dos cientistas Jan Dijkstra e Sander van Zijderveld também testaram no gado outras substâncias, de efeito parecido - e conseguiram obter uma redução de até 15% na geração de gás metano.
Evidentemente os animais não são alimentados diretamente com a planta de alho, e sim com agentes químicos idênticos aos encontrados na natureza. "O leite produzido sem prejuízo ao clima, seguramente não tem o gosto do alho", assegura Van Zijderveld.