Vestibular UVA2016




As 7 Maravilhas do Mundo Antigo e Moderno

Apenas uma das maravilhas da antiguidade continua de pé. As Pirâmides de Gizé. As outras seis foram destruídas devido à ação do tempo.

Postado em 16/06/2010 | 0 Comentário(s) | 7181 Acessos

A ideia de fazer uma lista de monumentos incríveis nasceu na Grécia, cerca de 300 anos a.C. Mas originalmente essa lista chamava-se "As sete Coisas Dignas de Serem Vistas". Os romanos fizeram uma lista dos sete monumentos mais importante da cidade no ano de 448. Na época, os símbolos escolhidos foram: as Catacumbas, os Arqueodutos, o Coliseu, o Odeon, o Foro de Trajano, as Termas e a Colina de Jarnico. Apenas uma das maravilhas da antiguidade continua de pé. As Pirâmides de Gizé. As outras seis foram destruídas devido à ação do tempo e desastres naturais.

As sete maravilhas da antiguidade são:

O Farol de Alexandria foi construído no ano 280 a.C., na ilha de Faros. Na torre de mármore, havia uma chama que, através de espelhos, iluminava a 50 km de distância. Foi destruído por um terremoto em 1375.

As Pirâmides de Gizé

Os Jardins Suspensos da Babilônia (imagem A) foram construídos pelo rei Nabucodonosor II. Formados por terraços arborizados, apoiados em colunas de 25 a 100 m, eles foram destruídos por terremoto após o século I a.C.

O Templo de Ártemis em Éfeso (imagem B) foi feito em homenagem à deusa grega da caça e protetora dos animais selvagens. Foi construído em 550 a.C. e destruído em 356 a.C. Hoje existe apenas um pilar da construção original.

As Pirâmides de Gizé (imagem C) - Quéops, Quéfren e Miquerinos - foram construídas para serem tumbas reais. Apesar de serem as mais antigas entre as maravilhas do mundo antigo, são as únicas que podem ser vistas hoje.

Farol de Alexandria

A Estátua de Zeus em Olímpia (imagem A) foi construída em ouro e marfim e decorada com pedras preciosas, chegando a 12 m de altura. A obra foi feita pelo escultor grego Fídias no século V a.C.

O Colosso de Rodhes (imagem B) era uma estátua de 30 m do deus grego Hélios, colocada na entrada da ilha de Rodhes. Qualquer barco que chegasse à ilha passaria entre suas pernas. Foi destruído por um terremoto em 224 a.C.

E o Mausoleu de Helicarnasso (imagem C) foi construído sobre os restos mortais do irmão e marido da rainha Artemísia II de Cária, em 353 a.C. Os fragmentos desse monumento estão em dois museus no Reino Unido e na Turquia.

	Três maravilhas do mundo antigo

As sete maravilhas do mundo moderno

A Fundação New Seven Wonders, promoveu um concurso pela internet no site www.new7wonders.com, das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.O resultado saiu no dia 07 de Julho de 2007 em uma cerimônia no Estádio da Luz em Lisboa.

A classificação foi: 1º A Grande Muralha (China), 2º Petra (Jordânia), 3º O Cristo Redentor (Brasil), 4º A Cidade Inca Machu Picchu (Peru), 5º A Pirâmide de Chichén Itzá (México), 6º O Coliseu de Roma (Itália) e em 7º O Taj Mahal (Índia).

A Grande Muralha da China (imagem A) é um impressionante conjunto de arquitetura militar, que chegou a ter 6,3 mil km de extensão durante algumas das dinastias responsáveis por sua construção. A obra foi realizada ao longo de 2 mil anos.

A antiga cidade de Petra (imagem B), um conjunto de construções esculpidas na rocha, é exemplo da habilidade do povo nabateu há 2 mil anos. Eles conseguiram canalizar água por aquedutos de cerâmica, permitindo a vida em região desértica.

A estátua do Cristo Redentor (imagem C), a 709 m do nível do mar, oferece uma das mais belas vistas dos morros e baías do Rio de Janeiro. O monumento religioso foi inaugurado em 1931, após cinco anos de obras.

Machu Picchu (imagem D), a cidade perdida dos incas, está localizada a 2.491m de altitude, o que fez com que fosse desconhecida até 1911. Estima-se que as estruturas foram construídas por volta de 1460.

Chichen Itzá (imagem E) é a mais visitada cidade maia, que funcionou como centro político e econômico. Suas edificações estão preservadas, sendo a pirâmide de Kukulcán a mais significativa. A fundação ocorreu entre 435 e 455.

O Coliseu (imagem F) é o símbolo da Roma antiga. O anfiteatro, inagurado no ano 80 pelo imperador Titus, recebeu o nome da estátua de Nero, Colossus. Foi usado para os combates de gladiadores e espetáculos populares.

O Taj Mahal (imagem G) foi construído pelo imperador Shah Jahan como uma tumba para sua mulher favorita, Mumtaz Mahal, no século XVII. O palácio fica na poluída cidade de Agra e é cercado por jardins ornamentais.

	Estátua de Zeus - A; Colosso de Rodhes - B; Mauso

	As 7 maravilhas do mundo moderno

Fonte:


Tiberigeo Tiberiogeo. A Geografia Levada a Sério.


Deixe um comentário