Vestibular UVA2016




Ponto Mais Baixo do Mundo

O mundo apresenta uma série de curiosidades geográficas. Destacamos os pontos mais baixo do mundo.

Postado em 29/03/2011 | 0 Comentário(s) | 8124 Acessos

O ponto mais baixo do mundo é o Mar Morto, que fica entre Israel e Jordânia. A superfície da água está 396 metros abaixo do nível do mar. É um lago de água salgada do Oriente Médio. Com uma superfície de aproximadamente 1050 quilômetros quadrados, correspondente a um comprimento máximo de 80 quilômetros e a uma largura de máxima de 18 quilômetros, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia, Israel e a Cisjordânia.

Mar Morto

Devido seu elevador teor de salinidade, sete vezes maior que as dos oceanos, torna a água muito pesada, permitindo que o corpo humano bóie - como mostra a imagem ao lado.

Na África, o ponto mais baixo é o lago Assal em Djibouti, 156,0576 metros abaixo do nível do mar. Djibouti é um pequeno país do nordeste de África, limitado a norte pela Eritréia, a leste pelo estreito de Bab el Mandeb, pelo Golfo de Aden e pela Somália e a sul e oeste pela Etiópia.

Na América do Norte, Death Valley na Califórnia situa-se a 85,9536 metros abaixo do nível do mar. O Vale da Morte, ou Death Valley, é uma árida depressão geográfica localizado ao norte do Deserto de Mojave, nos Estados Unidos, Estado de Califórnia. Estende-se por aproximadamente 225 km, ao longo da fronteira da Califórnia com o Estado de Nevada.

Lago Assal

Na América do Sul, a Bahia Blanca na Argentina é o ponto mais baixo, estando a 42,0624 metros abaixo do nível do mar. Bahia Blanca é uma cidade situada a sudeste de Buenos Aires.

	Death Valley e a Bahia Blanca

Na Europa, O Mar Cáspio situa-se a 28,0416 metros abaixo do nível do mar. O Mar Cáspio é um mar interior da Ásia. Banha a Rússia, o Daguestão, o Azerbaijão, o Turquemenistão, o Cazaquistão e o Irão, com as estepes da Ásia Central ao norte e a leste.

	Mar Cáspio

Na Oceania o lago Eyre na Austrália a 15,8496 metros abaixo do nível do mar. O Lago Eyre (28°22'S 137°22'E ) é, nas raras ocasiões em que está cheio, o maior lago da Austrália.

	Lago Eyre

Fonte:


Tiberigeo Tiberiogeo. A Geografia Levada a Sério.


Deixe um comentário