Vestibular UVA2016




Dia do Professor

O tiberiogeo presta uma justa homenagem aquele que é um dos profissionais mais importante na vida de todas as pessoas, o PROFESSOR

Postado em 30/10/2012 | 0 Comentário(s) | 2254 Acessos

Em um decreto imperial, de 15 de outubro de 1827, que trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. Este decreto, outorgado por Dom Pedro I, veio a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas províncias.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Ao mestre com carinho

O tiberiogeo presta uma justa homenagem aquele que é um dos profissionais mais importante na vida de todas as pessoas, o PROFESSOR, que contribui para o desenvolvimento deste país, mas que infelizmente não é tratado com respeito.

Ao Mestre Com Carinho que ao longo de sua caminhada guiastes nossos caminhos, mostrando-nos a cada momento compreensão,luta, paciência, inteligência e dedicação. E diante disso carregamos juntos na bagagem da vida o ensinamento eterno Nesse dia especial desejamos: sucesso e que a tua estrela continue sempre brilhando.


Fonte:


Tiberigeo Tiberiogeo. A Geografia Levada a Sério.


Deixe um comentário