Vestibular UVA2016




Por que a temperatura do pólo Sul é menor que a do pólo norte?

Os continentes do hemisfério norte lançam para a atmosfera "ondas planetárias" quase estacionárias, as quais transportam calor em direcção ao polo.

Postado em 23/05/2010 | 0 Comentário(s) | 4725 Acessos

A diferença de temperatura entre os dois pólos pode ser explicada, em parte, pelas suas diferenças de elevação. O Pólo Norte (com temperaturas médias nos meses de Inverno de cerca de 30 graus negativos) assenta sobre gelo, mas na superfície do Oceano Ártico, enquanto o Pólo Sul (com cerca de 60 graus negativos) situa-se 2800 metros acima do nível do mar, sobre os lençóis de gelo do continente antártico.

A variação da temperatura com a altitude (na Antártida cerca de seis graus negativos por cada mil metros de altitude) é assim responsável por mais de metade da diferença, e também a atmosfera "mais fina" (e logo mais fria, mais seca e menos nublosa) que envolve o Pólo Sul reflete menos calor para a superfície do que a sua contraparte do norte. O restante da diferença de temperatura pode ser explicada pelos regimes contrastantes de circulação atmosférica nos dois hemisférios.

Pinguim no polo sul

Os continentes do hemisfério norte lançam para a atmosfera "ondas planetárias" quase estacionárias, as quais transportam calor em direcção ao pólo e "guiam" igualmente as depressões de média latitude para as regiões polares do norte. Os continentes do hemisfério sul são menores e mais baixos do que os do norte, daí as suas "ondas planetárias" (associadas ao transporte de calor) serem menores.

As altas montanhas da Antártida também bloqueiam o movimento em direção ao pólo das depressões de média latitude, que raramente penetram no interior do continente.

Urso Polar

Por fim, a atmosfera do Pólo Norte recebe algum calor originado no oceano Ártico, e embora aquele, que tem de passar através dos dois ou três metros de espessura do mar de gelo que habitualmente cobre o oceano, seja pouco, pode ser transportado mais algum pelos estreitos "canais" existentes nas fendas que ocasionalmente se formam entre os blocos de gelo."

	Bloco de Gelo

Fonte:


Curiosidades Geográficas

curiosidadesgeograficas.blogspot.com


Deixe um comentário